O Continente perdido de Atlântida

Uma antiga ilha ou continente cuja localização nunca foi confirmada. Foi mencionada pela primeira vez nas obras de “Timeu ou a Natureza ” e “Crítias ou a Atlântida” , por Platão.

Vamos então ver como tudo começou:

Atlântida foi inicialmente mencionada pelo filósofo grego Platão( 428-347 a.C ) em dois diálogos das suas obras conta-nos que Sólon no decorrer das suas viagens  pelo Egipto, questiona um sacerdote que vivia em Sais, onde este lhe fala em tradições ancestrais relacionadas com uma guerra perdida nos anais dos tempos entre os atenienses e  o povo de Atlântida. Segundo ele, o povo de Atlântis vivia numa ilha situada para além dos pilares de Heracles, onde o Mideterrâneo terminava e o Oceano começava.
Quando há muito tempo, os deuses partihavam a Terra, a cidade de Atenas pertencia á Deusa Atena e Hefesto, porém Atlântida tornou-se parte do reino que pertencia a Poseidon, deus dos Mares.

Diz-se que em Atlântida, uma jovem orfã com o nome Clito perdeu-se de amores por Poseidon, e para poder viver com o bjecto da sua paixão, fez uma barreira formada por uma série de muralhas de água e fossos aquíferos em toda a volta da morada da sua amada. Desta forma puderam  viver muitos anos,  dessa relação nasceram 5 pares de gémeos , sendo que ao mais velho foi dado o nome de Atlas. Após ter dividido a ilha em áreas anelares, deu supremacia a Atlas, ao dedicar-lhe a montanha onde  espalhava todo o seu poder pelo resto da ilha.

Cada um dos distritos,  eram reinados pelas monarquias de cada um dos descendentes  de Clito e Poseidon.
Estes reuniam-se uma vez por ano no centro da ilha, com o intuito de  marcar o início  de um festival cerimonioso onde cada um dos monarcas se propunha à  caça de um touro. Uma vez caçado beberiam do seu sangue e comeriam a sua carne.

Pelo que se conhece , Atlântida seria uma ilha de grande riqueza, quer mineral quer vegetal, era também rica em depósitos de ouro, prata, cobre , ferro e ainda oricalco, um metal que brilhava como fogo.
Os reis de Atlântida , construiram inúmeras pontes, passagens e canais pelas suas terras, com muros revestidos de bronze em todo o seu exterior.

Podemos dizer   que a  riqueza e prosperidade do comércio,  foram as imagens de marca da ilha. Mas, infelizmente toda esta grandiosa ilha , rapidamente desapareceu devido a um desastre natural, possivelmente devido a  um terramoto ou um maremoto uns 9000 anos antes da sua era.

Contundo existem muitas outras lendas como por exemplo:

1- Diodoro de Sícilia , conta-nos que os atlantes eram vizinhos dos líbios e por esse motivo foram atacados pelos amazonas.

2- Também há quem diga que o povo de Atlântida seria mais evoluído que os restantes povos e ao ver que o seu fim estava próximo emigrou  para África , pelo que se diz que os antigos egípcios eram descendentes também da cultura de Atlântida.

Assim sendo,  nunca poderemos ter  a certeza como seria o continente perdido de Atlântida,  mas podemos concluir pelos  factos relatados e pela  sua riqueza e inteligência , que seria um local aprazível e de  impensável beleza , que ficará para sermpre na nossa memória como algo de inesquecivel e belo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s