A lenda da fúria sem perdão do cavaleiro D. Ramiro

A lenda da fúria sem perdão do Cavaleiro D. Ramiro é uma das muitos lendas
associadas ao Castelo de Almourol.

Conta-se que há muitos anos, D. Ramiro, um destemido e impiedoso cavaleiro, vindo de mais uma das suas inúmeras cruzadas, deu de caras com duas mulheres, mãe e filha. Exigiu que lhe dessem água. Por tê-lo pedido de forma rude a jovem, assustada com os seus modos brutos, deixou cair a bilha que se partiu. Ao ver aquilo, muito zangado lançou-se sobre as duas e matou-as. Porém, a jovem antes de morrer, amaldiçoou o cavaleiro e todos os seus descendentes. Neste mesmo momento surgiu um jovem mouro, filho e irmão das duas vítimas. Este, fez do jovem seu prisioneiro e levou-o para o seu castelo.

D. Ramiro vivia com a sua filha Beatriz e sua mulher. Apesar de estar prisioneiro do cavaleiro, jurou vingar a morte delas, escolhendo para isso, as duas damas do castelo , respectivamente a mulher e a filha de D. Ramiro. À mulher dele, fez tomar todos os dias , sem que ela soubesse, um veneno que tinha uma acção lenta que fazia com que fosse ficando mais fraca e acabasse por morrer, lentamente. Angustiado com a sua perda, ele parte para novas batalhas deixando Beatriz sobre protecção do mouro.

Mas dalí, nasceu um grande amor e a sua jura de vingança foi abandonada. Ao regressar das suas cruzadas, D. Ramiro tinha outros planos  para a sua filha, ele queria que esta casasse com um jovem cavaleiro da sua fé.
Sabendo de toda a história e para não perder a sua amada, o mouro contou tudo a Beatriz, nomeadamente a história da sua família até ao seu desejo de vingança. Esta perdoou-lhe e ambos cada vez mais enamorados um pelo outro, fugiram e desapareceram para sempre do castelo… Ou secalhar não, porque nas noites de S. João se olharmos bem para o alto da torre de Menagem, podemos ver a imagem do jovem casal apaixonado com D. Ramiro a seus pés a pedir perdão. Mas o mouro responde-lhe conforme diz a lenda, na sua forma mais dura e inflexível: Maldição!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s