Os ferreiros de Penela

Muito perto da zona de Penela, existem dois montes elevados que têm a forma de cone, e diz a lenda que outrora foram habitados por dois irmãos que eram ambos ferreiros, cujo nome de ambos era Melo e Jerumelo. Costumavam estar cada um em cada um dos seus montes, mas para o seu trabalho possuíam apenas um martelo para os dois, em que cada um usava o martelo alternadamente. Como a distância entre os dois montes era curta quando um tinha o martelo e o outro precisava dele atirava o martelo um ao outro. Os dois irmãos eram gigantes, só desta forma tinham a força necessária para atirar o martelo.

Passaram vários anos, até que um dos dias , eles zangaram-se e um deles atirou o martelo com tamanha força que fez abrir uma fonte de água férrea mesmo no meio dos dois montes. O cabo de madeira feito de Zambujo espetou-se a 2 quilómetros de distância fazendo nascer naquele mesmo sítio um zambujo , local onde mais tarde a  povoação teria o nome de Zambujal até aos dias de hoje.
As provas que mostram que esta lenda é verdadeira podem ser vistas, nomeadamente, nas ruínas da forja do Imão Melo, que nos dias que correm têm o mesmo nome.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s