Stonehenge, um dos mistérios das civilizações megalíticas

Stonehenge é umas das obras da chamadas civilizações megalíticas. Vários cientistas afirmam que Stonehenge foi construída os anos de 2800 e 1100, mas pelo que se pensa foi feita por 3 partes, nomeadamente na 1ª fase , foi o círculo que hoje conhecemos como Círculo externo de Stonehenge, formados pelos três círculos de buracos que cercam todo o monumento.
Os cientistas pensam que as quatro pedras da estação terão sido utilizadas como observatório astronómico.
A 2ª fase foi a construção do duplo círculo de pedras, bem no centro do monumento, bem como no caminho que leva a Stonehenge.

Ao pensar em todo o mistério que rodeia Stonehenge, inúmeras tribos podem ter usado e construído com objectivos diferentes.
Os saxões chamavam ao grupo de pedras de Stonehenge , enquanto que os escritores medievais se lhes referem como ” Dança de Gigantes”.

Há quem diga que existia uma avenida de monólitos que ligava Stonehenge a Avalon, a cerca de 3,2 Km de distância. O levantamento das pedras atribui-se ao mago Merlin, mas no entanto a população local por muito tempo acreditou que as pedras tinham um poder curativo que quando eram transferidos para a água, conseguiriam curar todo o tipo de doenças.

HISTÓRIA

Durante vários anos, Stonehenge foi o cenário de inúmeras reuniões entre camponeses, como por exemplo a celebração do solstício de Verão era celebrado aqui pelos druidas modernos.Muitas pessoas iam ver o festival que ali havia todos os anos , no entanto, em 1985 a polícia decretou que o festival não se iria ali realizar mais e proibíram a vinda das pessoas e dos druídas, devido ao receio de as pedras ou até mesmo o ambiente que a rodeia fossem  danificadas.
Mas no entanto , alguns cientistas consideram que Stonehenge poderá ser uma construção religiosa.

Acredita-se que Stonehenge e muitos outros sítios megalíticos terão sido construídos pelos antepassados dos Druídas para serem ali realizados os seus rituais. Em vez de irem para templos fechados eles iam-se reunir em lugares como Stonehenge, Silbury Hill , Avebury, entre outros.
Stonehenge  é considerado um monumento megalítico , palavra essa que deriva do grego: Mega=grande, Lithós= Pedra, deste modo se explica o porquê de serem grandes monumentos de pedra.
Eles podem representar várias tipos de linha fechada, nomeadamente circulares, elípticas, ovólides ou então podem ter antes alinhamentos retilíneos , como por exemplo as grandes pirâmides egípcias ou bem como as pirâmides Centro-Americanas.

Dentro dos monumentos megalíticos os que se destacam são a Grande Pirâmide de Khufu e Stonehenge. Muitos dos historiadores  consideram que estes dois monumentos fazem parte do lote das maravilhas do Mundo Antigo.


LOCAL

Stonehenge é um megálito constituído por círculos  de Pedras, onde algumas chegam a pesar 45 toneladas, construídos na Planície de Salisbury, na Grã Bretanha. Existem vestígios que indicam que houve actividade humana naquele local há cerca de 10 000 anos. Não se sabe quem construíu Stonehenge mas pensa-se que tenham sido os druídas, porque o monumento foi acabado 1000 anos antes de os druídas tomarem o poder. Um pormenor interessante é o facto do local estar limpo e não haver sequer qualquer vestígio de lixo, logo daí vemos que o local era considerado solo sagrado.

Há quem diga que Stonehenge é um dos palcos  dos misteriosos círculos ingleses. Muitos cientistas e pesquisadores tentaram explicar de forma natural para o porquê de terem essas formas. As explicações mais comuns são os fenómenos climáticos inusitados. E aparecem quase sempre em campos de trigo e de milho. E uma curiosidade é o facto de os cereais se desenvolveram e crescerem mais nas zonas dentro dos desenhos que nas áreas á volta do monumento.

Em quase todos os casos, estes desenhos surgem quase sempre durante a noite, nomeadamente, no meio da solidão e silêncio  e é comum as pessoas que tenham o hábito acampar em lugares de maior incidência, na esperança de ver um desses desenhos a formar-se. Mas no entanto não têm sorte quando acordam de manhã , vêem que realmente apareceu um desenho como que tivesse sido por alguma força invisível ao olho humano.
Existem inúmeros investigadores que têm o objectivo de  compreender o significado dessas figuras, pensando-se que algumas delas estão ligadas à simbolização de Civilizações Antigas, nomeadamente,  aos Persas, Romanos, Druídas, Egípcios ou então serem Sistemas Astronómicos.

Por estudos recentes, e segundo alguns pesquisadores, esses desenhos para serem feitos pela mão humana seria uma coisa impossível devido à sua complexidade. Geralmente todos esses desenhos são feitos nas zonas à volta de monumentos como o Stonehenge, Silbury Hill entre outros.

 

7 thoughts on “Stonehenge, um dos mistérios das civilizações megalíticas

  1. Pingback: Encontre a Magia que está em você! «

  2. ASSISTI A UM A MATERIA NO CANAL HISTORY,ONDE CIENTISTAS FIZERAM EXPERIENCIAS COM SONS
    NESSE CIRCULO E O MAIS INTERESSANTE É QUE COLOCARAM UMA CAIXA DE SOM NO MEIO E QUANDO SE DISTANCIAVAM DELA ,AO INVÉS DO SOM IR PERDENDO INTENSIDADE,FICAVA MAIS ALTO AINDA ,POR EXEMPLO PERTO DA CAIXA 60 DB,DISTANCIANDO 60.70.80 DB
    CONCLUIRAM QUE CIVILIZAÇOES ANTIGAS BATIAM TAMBORES LÁ E COM ESSA PROPRIEDADE DE
    AUMENTAR A INTENSIDADE DO SOM,AS ONDAS SONORAS ALTERAVAM AS ONDAS CEREBRAIS E AS PESSOAS COMEÇAM A ENTRAR EM TRANSE,INCLUSIVE MENBROS DA EQUIPE DE CIENTISTAS DURANTE OS TESTES PASSARAM MAL NO DIA,MUITO INTERESSANTE.

  3. Eu adorei conhecer o Stonehenge mesmo que seja só por foto,se por foto já é bonito imagine pessoalmente.Quero muito conhecer o Stonehenge algum dia.

  4. gostei muito meu desse site tive uma aula de artes com o meu professor desenhamos o stonehenge e ele pediu para buscar na net para podermos colorir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s