Joana D´Arc, A médium da Idade Mèdia

Joana D´Arc nasceu em Domrémy, na região Francesa de Barrois, no dia 6 de Janeiro de 1412. Era filha de camponeses, mas no entanto desde pequena que se notificou pela sua índole piedosa  e devota. Quando fez 13 anos, ela dizia que ouvia a voz de Deus a dizer-lhe que a exortava a ser boa e a cumprir os seus deveres cristãos.  Essa mesma voz que ela dizia ouvir também a mandou libertar Orléans do poderio inglês. Também dizia que tivera visto o Arcanjo São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, cujas vozes ouvia. Quando as lutas de Inglaterra com os franceses estavam a chegar perto de Barrois, Joana D´Arc fez o que prometera a Deus. Foi-se embora da sua aldeia e obteve uma escolta  com a ajuda de Robert de Baudricout, Capitão da Guarnição de Vaucoulers, para guiá-la até Chinon, local onde se encontrava o rei de França, D.Carlos VII.

Toda a França tava quase nas mãos dos Ingleses. A nação foi entregue  ao domínio Britânico, devido ao tratado de Troyes. Joana D´Arc comunicou ao rei a estranha missão que recebera de Deus. Nesse mesmo momento, em Março de 1428, assombrou a todos pela segurança com que se dirigiu ao rei,  pelo que este lhe entregou e lhe disse para comandar um pequeno exército para ir socorrer e salvar Orléans, que era controlada pelos ingleses. Durante o caminho, devido á sua atitude heróica, conseguiu atrair novas adesões para as tropas que ela própria comandava.

Mal chegaram a Orléans, Joana D´Arc tentpou intimidar o inimigo de forma a que este se rende-se. Devido ao entusiasmo dos combatentes franceses, juntamente com a ajuda de Joana D´Arc, fez com que os ingleses levantassem o sítio da cidade. Por ter conseguido esse feito glorioso, o seu prestígio e também por outro aumentou a crença em que ela teria poderes sobrenaturais. No entanto ela conseguira erguer o espírito abatido que solava toda a região de França. Porém ela tinha na sua cabeça uma nova meta: Levar o Rei D. Carlos VII para ser sagrado na conhecida Catedral de Reims, que era tradição em França desde 1429. Nessa mesma tentativa que se seguiu depois de ter voltado de Paris, Joana D´Arc foi ferida, o que aumentou o patriotismo dos seus conterrâneos. 

Em maio de 1430, Joana D´Arc atacou Compiègne. Mas no entanto foi feita refém pelos borgonheces. Eles tinham o costume de executar os seus réfens , mas neste caso decidiram para a manter privada da sua auréola de Santa, mandaram-na para o tribunal espiritual. Nesses imensos jogos políticos, Joana D´Arc não conseguiu o apoio por parte do rei. Passado algum tempo, o bispo Pierre Cauchon apareceu no acampamento e  conseguiu que eles a vendessem aos ingleses. Ele queria obter o bispado de Rouen, então ele faria tudo ao seu dispor para agradar aos donos do poder. Sem ter ninguém que a podesse defender, ela estava numa prisão guardada por carcereiros ingleses. Ela foi submetida a um processo de heresia . Para poder transformar a sua pena de morte em prisão perpétua, ela tinha de assinar um papel que indicava que ela não podia vestir mais roupas masculinas, porque isso era como uma que  uma forma de subordinação à igreja, entre muitas outras coisas. 

 

 Alguns dias depois, alguns dizem que por vontade própria,
outros que por imposição de carcereiros ingleses, ela voltou a vestir algumas roupas masculinas. Foi condenada á fogueira pelos actos de heresia.Enquanto era amarrada á estaca, Ela chamou Santa Catarina, Santa Margarida e São Miguel em voz alta . Antes de morrer, começou a chamar o nome de Jesus repetidamente, cada vez mais alto. Foi queimada viva a 30 de Maio de 1431. Pelo que se consta, essas foram as suas últimas palavras ditas antes do momento final. Devido ao medo dos ingleses de haver algum rumor em relação á sua fuga, o carrasco recebeu ordens para mostrar o corpo de Joana D´Arc carbonizado e a nu, pendurado na estaca. Todo o seu sacríficio deu novas energias ao povo francês que algum tempo depois, conseguiu expulsar os ingleses de Calais. Em 1920, Joana D´Arc foi canonizada pelo Papa Bento XV.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s