Nostradamus – Seria um profeta ou um charlatão?

 


O seu verdadeiro nome era Michel de Nostredame, mas era mais conhecido por Nostradamus. Nasceu em 14 de Dezembro de 1503. Sofria de Epilépsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca. Morreu em 2 de julho de 1566 em Salon-de-Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar.

AS SUAS ORIGENS

Seus pais eram Jaumet (ou Jacques) de Nostredame e Reynière (ou Renée) de Saint-Rémy.  Era o filho mais velho do casal ( eram 8 filhos ). O seu apelido Nostredame vem de seu bisavô judeu, que escolheu o nome de Pierre de Nostredame quando da sua conversão ao catolicismo.

 

BIOGRAFIA

Michel de Nostredame , mais conhecido sob o nome de Nostradamus, foi um apotecário e médico da Renascença que praticava a astrologia e a alquimia (como muitos dos médicos do séc.XVI). Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Escreveu um livro de centúrias, versos codificados que seriam previsões do futuro.

Era filho de pais judeus que se converteram e que também eram interessados por astrologia e daí nasceu o seu tamanho gosto pela astrologia. Era uma figura curiosa no meio da enorme e charmosa corte do rei Henrique II, de França. Foi convidado para ir para paris em 1556, com o intuito de providenciar entretenimento exótico ao rei e a toda a sua corte. Mas no entanto as suas profecias estavam como que pre destinadas a torná-lo famoso.  

Dessas inúmeras profecias, uma que era fácil de compreender mas no entanto era um tanto ou pouco absurda era a que falava dum homem com um só olho iria se tornar rei brevemente. A outra era de uma certa forma críptica, como também podia ser interpretada de várias formas. Essa profecia era a de que ” O jovem leão dominará o mais velho num campo de combate em luta singular. Furar-lhe-á os olhos  na sua gaiola de ouro, dois ferimentos num só e morrerá de forma cruel” . 

 

Isso mais tarde veio a ser verdade quando no dia 1 de Julho de 1559, o rei disputava um torneio entre cavaleiros e subitamente, um acidente fez com que uma lança duma pessoa que era seu amigo, se espetasse num olho através do elmo real, de ouro e quando menos esperavam, fez também um segundo golpe , mais propriamente na garganta do rei. Henrique passou dias cheio de dores muito fortes até que ao fim de 10 dias, ele não aguentou mais e morreu. As palavras de Nostradamus eram recordadas com temor e medo. Grandes opositores de mágicos e feitiçeiros queriam queimá-lo na fogueira mas ele teve a ajuda e protecção da rainha viúva, catarina que o salvou da sua execução.
HERÓI DA PESTE

Foi o vidente mais controverso da história, mas no entanto numa parte da sua vida ele decidiu ser  médico. Os seus estudos foram interrompidos quando apareceu a peste  bubónica que varreu todo o sul de França no ano de 1925. Muitos dos médicos da época fugiram com medo da peste mas no entanto Nostradamus andou a tratar das pessoas por onde passava. Quando estava perto de terminar a licenciatura , quase que lhe  foi negada, devido a  algumas acusações feitas por colegas seus.

Começou uma nova vida em Agen, casou com uma bela rapariga no ano de 1533 , educavam um filho e uma filha quando subitamente a inquisição envolveu-se nas suas vidas. Ele recebera uma ordem para se apresentar no tribunal eclesiástico por ter citado uma observação desrespeitosa sobre uma estátua da Virgem Maria. Quando regressou a peste tinha lhe levado a sua mulher e os seus filhos então, ele  nos 10 anos que se seguiram,  tornou-se assistente itinerante. Tempos depois deram-lhe uma pensão vitalícia e então iniciou um negócio de cosméticos e  voltou a casar, relação essa do qual nasceram 6 filhos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s