Copán, Uma Antiga cidade pré-Colombiana

Copán é  uma antiga cidade pré-Colombiana  situada no Extremo oeste das Honduras, próximo á fronteira com a Guatemala. È um dos maiores sítios arqueológicos do período clássico da Civilização Maia.

O seu anterior nome era  Xukpi, tem antecedentes que remontam ao séc. II a.C. mas no entanto só floresceu do séc. V até ao séc. IX. Pelo que se sabe o seu nome original era Oxwitic, um pouco devido á sua situação  em todo o extremo oriental.

A SUA DESCRIÇÃO

A Cidade de Copán é muito famosa , porque foram há algum tempo produzidos 38 estelas , onde eram retratadas a vida no dia a dia de Copán, mostrando também um pouco da sua  história.
Muitas das estruturas de Copán foram  decoradas com esculturas de pedra onde cujo tamanho era acessível a uma só pessoa, num único mosaico. Contém um grande estádio de jogo de bola meso-americano. No ápice  do período clássico, Copán tinha uma quantidade  de nobreza próspera muito rara na altura, composta por artesãos e escriturários, sendo que uma grande parte das casas eram construídas por eles próprios com pedra decorada e alguns escreviam símbolos  hieroglíficos.

Naquela era, as forças da Natureza costumavam pregar pequenas partidas atacando os habitantes da cidade  com terramotos e sismos. Devido a isso, as construções de Copán estiveram abandonadas até que foram mais tarde novamente descobertas. Todas as construções não resistiram aos inúmeros terramotos.  Quando redescobriram Copán, grande parte da escadaria principal estava desmoronada e destruída e o Rio que circundava Copán, chamado Rio Copán, inundou uma parte da cidade perto da Acrópole, e para mais, os edifícios eram invadidos pela selva tropical , que facilmente incendiava, o que era prejudicial para as construções, devido ao facto de serem feitas em calcário.

Nos dias que correm, muitos arqueólogos têm vindo a fazer um trabalho de reconstrução magnífico.


COPÁN NA ANTIGUIDADE

O Rio Copán sempre foi muito fértil antes de as construções terem começado por volta do séc. IX a.C. Em 159 d.C. foi estabelecida um reino e gradualmente, acabou por se tornar um dos lugares mais importantes e especiais da civilização Maia  antes do séc. V. Como prova disso temos monumentos que remontam de 435 até 822.

A cidade continuou ocupada durante algum tempo depois de terem ocorrido os últimos centros cerimoniais mas no entanto, nos séculos VIII e IX a sua população diminui de 20000 para 5000 habitantes. O Centro cerimonial estava há muito abandonado e nos seus arredores havia só uns quantos povoados agrícolas , na altura que em que os espanhóis chegaram á cidade.

A CIDADE DE COPÁN NA ACTUALIDADE

Espanha invadiu as Honduras, usando como arma principal para a sua conquista a selva tropical. Embora em certo estado de degradação, a cidade sempre foi muito conhecida e nunca foi esquecida por parte dos seus habitantes locais. Em 1834, Juan Galindo visitou as ruínas de copán e começou a escrever descrições das mesmas, onde no próximo ano publicou todos esses detalhes e descrições. Tudo isto motivou a curiosidade e interesse de do escritor e também explorador John Lloyd Stephens e também do arquitecto e desenhista Frederick Catherwood, que foi quem ilustrou o livro que descrevia Copán  e todas estas revelações vieram a aumentar o interesse e curiosidade das pessoas pelas antiguidades Meso-americanas.

Actualmente há um estudo que percorre toda a zona de Copán, sendo que a primeira escavação foi em 1891 e só acabou em 1894. Esta primeira escavação foi dirigida pelo Peabody Museum e a Universidade de Harvard. Em 1930, algumas investigações foram retomadas  pelo Carnegie Institution e em 1970 novamente pelo Peabody Museum. Nos dias de hoje, o programa instaurado é o programa Copán, feito e apoiado pelo governo das Honduras.

3 thoughts on “Copán, Uma Antiga cidade pré-Colombiana

  1. Começo por te agradecer teres dado o endereço do teu blogue.
    Apesar de só ter feito uma leitura na diagonal, já deu para perceber que é um blogue muito interessante e feito com rigor e muito bom gosto.
    Parabéns!
    E parabéns também pelo trabalho de pesquisa que fazes para que o resultado seja este.
    Vou voltar e ler com mais atenção para poder dar a minha opinião mais fundamentada🙂
    Um beijinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s