Nefertiti, uma verdadeira “deusa” do Egipto

Nefertiti foi  uma rainha que reinou na dinastia de XVIII do Antigo Egipto, viveu entre 1380 – 1345 a.C.  e era conhecida como sendo a esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido por Akhenaton. Nefertiti significava ” A mais bela chegou”. O seu marido, Akhenaton, foi uma figura ilustre no Egipto, porque modificou o culto do Egipto, ou seja, mudou o culto politeísta para o culto monoteísmo, onde passaram a ter um culto a um só deus. Akhenaton decretou que o único deus que poderia ser adorado era só e apenas  o Rei Sol Aton. Devido a tudo isto, Nefertiti seguiu também o atonismo.

AS SUAS RAÍZES FAMILIARES

Segundo alguns estudos a sua origem é um pouco incerta. Alguns pensam que ela podia ser de origem estrangeira, nomeadamente,  uma princesa do Império Mitanni, filha de Tushratta. Mas no entanto , de acordo com estudos recentes, a hipótese de ela ser egípcia é bem possível! Pensa-se que nefertiti seria filha de Ai, um alto funcionário egípcio que tinha como tarefa o corpo de carros de guerra.  Consagrou-se faraó depois da morte de Tutankhamon. Ai era irmão da Rainha Tié, a esposa principal do rei Amon-hotep III, logo esta hipótese  indicava que o seu marido poderia ser seu primo. Toda a família de Ai tinha a sua origem em Akhmin, onde casou mais tarde com Tié, depois da morte da sua antiga esposa.

O SEU CASAMENTO COM AMEN-HOTEP

Ao certo não se sabe com que idade casou Nefertiti com Amen-Hotep mas pelo que se pensa, devia ter perto de 13 anos, porque como costume no Egipto, a idade média para as raparigas se casarem era aos 13 e para os rapazes era aos 18.  Pelo que se pensa, deve ter casado pouco tempo antes de Amen-Hotep se ter tornado rei. O seu marido só se tornou rei devido apenas á morte do suposto herdeiro, o filho mais velho de Amen-Hotep III.  Durante o reinado de Amen-Hotep houve inúmeras mudanças, principalmente religiosas, nomeadamente com a criação de uma nova religião chamada Atonismo. Construiu 4 templos que eram somente dedicados a Aton, muito perto do Tempo de Amon que se situava em Karnak. Durante os vários anos que Amen-Hotep reinou, quando fazia 5 anos que estava no trono,  ele deciciu mudar o seu nome para Akhenaton e nefertiti pôs a frente do seu nome a palavra “Nefernefernuaton” que significava perfeita na língua de Aton.

Este foi a primeira vez na história de todo o Mundo e nomeadamente na história do Egipto que alguém tinha introduzido o conceito de monoteísmo. Nos dias de hoje isso seria considerado um henoteísmo exagerado. Apesar de esta revolução imposta por Amen-Hotep, quando acabou o seu reinado, o Egipto voltou ás suas antigas prácticas e costumes.

VIDA FAMILIAR DE NEFERTITI

Nefertiti teve 6 filhas , fruto da relação com Akhenaton.Eram elas: Meridaton, Meketaton, Ankhesenpaaton, neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré. Os 3 primeiros nomes nasceram em Tebas antes do sexto ano do seu reinado e as três últimas nasceram entre o sexto e o nono ano do seu reinado.

Durante esse ano, uma peste assolou o Egipto e fez muitos mortos , nomeadamente , três filhas de Nefertiti foram vítimas da Peste. Akhenaton tinha feições um pouco diferentes das que geralmente se viam em herdeiros do Trono no Egipto. Tinha uma cintura fina, com quadris largos e coxas decididamente femininas. Tinha uma face alongada, lábios carnudos. De acordo com estas características, alguns diziam que eles sofriam de Síndrome de Marfan mas a opinião geral é que seria o caso de uma mera tendência genética exagerada. Um tempo mais tarde Akhenaton teve uma segunda mulher, chamada Kia, de quem teve dois filhos. Nebnefer era um deles. Morreu durante a época de peste que houve. Então Tutankhaton voltou a Tebas e teve de mudar o seu nome para Tutankhamon. Kia pelo que se pensa terá morrido durante o parto e o sua única contribuição foi ter dado a Akhenaton dois herdeiros para o trono.

4 thoughts on “Nefertiti, uma verdadeira “deusa” do Egipto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s