Coliseu de Roma

Itália, um país cheio de requinte e história… Vamos ver ao detalhe o belo Coliseu de Roma…

800px-colosseum_in_rome_italy_-_april_2007

Também conhecido por Anfiteatro Flaviano, teve a sua origem devido á expressão latina Colosseum devido á estátua de Nero. È diferente de todos os anfiteatros no mundo, devido á sua grandiosidade e tamanho, o que o torna único. Foi feito para poder albergar 50 000 pessoas, tem 48 metros de altura e terá sido usado para inúmeros espectáculos. Demorou 8 a 10 anos a ser construído.

Foi usado durante quase 500 anos, e foi o último registo efectuado no séc. VI antes da queda de Roma no ano de 476. Nessa altura deixou de ser usado como um recinto para espectáculos mas começou a ser usado como casa, forte, predreira e até mesmo sede das ordens religiosas no templo cristão.

Nos dias de hoje contínua a ser um símbolo do nosso império, apesar de  estar em ruínas, já ter sido alvo de pilhagens, etc. È uma das maiores atracções turísticas em Roma e foi considerada uma das 7 maravilhas do mundo em 2007. Mesmo nos dias de hoje,  está ainda tem ainda ligações á igreja.

COLISEU NA ERA ANTIGA

Era um local onde eram exibidos vários espectáculos, nomeadamente os mais importantes eram os combates entre gladiadores. Esses combates tinham o nome de muneras, e eram sempre pagos por pessoas individuais que procuravam o prestígio e o poder. Também haviam espectáculos eram por exemplo a caça de animais, onde na maior parte dos animais eram animais selvagens. Utilizavam animais de grande porte , nomeadamente, leões, leopardos e panteras e de tempos em tempos também usavam elefantes, girafas, crocodilos e rinocerontes. Todo o cenário era elaborado de acordo com o animal escolhido.

Pensa-se que também fosse utilizado para batalhas navais. Inundavam o aqueduto usando dutos subterrâneos que traziam água de longe. Passado isto,  construíram mais tarde uma estrutura com a altura de de um prédio de 2 andares onde aí se juntavam os gladiadores, feras e toda a gente que organizava os vários duelos que ocorriam na arena. A Arena tinha esse nome devido em italiano arena significa areia.

Eles incluiam os animais nos duelos para dar um pouco de realismo ás cenas. Outra razão era o facto de isso agradar ao público, ou como pano de fundo para caçadas e dramas comuns dos grandes episódios da Mitologia Romana. O Coliseu funcionou até ao século VI, mas desde o ano de 404 proibiram as mortes humanas. Desde essa altura, só massacravam animais, nomeadamente, elefantes, leões, etc.

SIMBOLOGIA DO COLISEU NA ERA ANTIGA

Era  considerado um instrumento de propaganda e difusão da  filosofia de uma grande civilização, e tal como já era profetizado pelo monge e historiador inglês Beda na sua obra: ” Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá. Quando o Coliseu ruir, Roma ruirá e nesse momento o mundo cairá ” .

A SUA CONSTRUÇÃO

O nome do Coliseu foi primeiramente mencionado anos 70 por Vespasiano, mais tarde por Domiciano, filho de Vespasiano, começou a ser construído. Foi acabado e em 80 foi inaugurado por Tito, apesar de ter sido acabado alguns anos depois. Este lugar podia sustentar cerca de 50 000 pessoas, em três andares. Após o reinado de Alexandre Severo e Gordiano  III, mandam construir mais um andar passando de 50 000 para passar a sustentar 90 000. Este era o verdadeiro símbolo de poder e grandiosidade de todo o esplendor de Roma.

A SUA CONSTITUIÇÃO

Na generalidade dos anfiteatros, este não ficava situado numa zona da encosta, enterrado. Possuía um anel artificial de rocha a toda á volta, o que garantia sustentação e também ornamentação do edíficio. Tinha 3 pisos de início, onde mais tarde foi construído mais um. Foi construído em mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (pedra com poros ). Toda a sua planta elíptica mede 2 eixos com tamanhos de 190 m por 155 m. Contém arcadas decoradas com colunas dóricas, jónicas e coríntias. Todos os assentos eram em mármore,  e cavea, escadaria ou arquibancada, divindo-se em três partes , dependendo de cada classe.

Para chegarem ás várias zonas, tinham rampas no interior do edifício. Seguindo essas rampas iam dar a zonas onde poderiam ver o espectáculo, onde eram protegidos por uma barreira em toda á volta. Actualmente ainda são visíveis as mísulas, local onde ficavam as jaulas dos animais bem como as celas do anfiteatro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s