Lenda da Bilha de S.Jorge

 

y1psnw3pdtqvq5jruc00ef0rntbgecno0eozviwih9c8wpfqksue1o11-fyrtilrxt6pzry-mmoy8eEstávamos em 14 de Agosto de 1385, decorria a Batalha de Aljubarrota. O exército de D.João I de Portugal  e o Rei de Castela,  combatiam entre si num dia solarengo. A Batalha fora decidida pelo Rei de Portugal, apesar de ir contra a vontade da nobreza e do exército. O Exército de D.João I era constituído por 7000 portugueses e o exército do Rei de Castela continha 30000 castelhanos. Ainda pediram auxílio a Inglaterra mas não chegariam a tempo. Chegado o dia da Batalha, ambos os exércitos encontravam-se frente a frente num dia cheio de sol. O seu maior medo não era o exército inimigo mas sim a sede. Mandou Antão Vasques procurar água, o que naquele momento seria uma tarefa muito díficil. 

Lá foi então Antão Vasques andando quilómetros, cavalgando o seu cavalo . Ele já tinha andado muito e já começava a desesperar. Como que num vislumbre de memória e fé, desceu do seu cavalo e rezou e pediu com muita força ao seu anjo da Guarda que o ajudassse e lhe mandasse água naquele momento que ele mais precisava. Até que algo maravilhoso aconteceu.

Subitamente, num instante seguinte, como que um anjo caído do ceú, uma camponesa apareceu e debaixo do braço trazia uma bilha de àgua. Mas era uma bilha de água diferente. Quanto mais se bebia, mais água aparecia lá dentro. 

Era uma água que iria saciar a sede do Exército de Portugal e também renovar todas as suas forças. Os Castelhanos decidiram então atacar , pensando que os portugueses estariam muito cansados. Mas surpreendentemente os soldados aguentaram-se e e depois de terem bebido daquela água que lhe deu toda a sua força e os fez recuperar do cansaço, atacaram os castelhanos e venceram-nos. Depois de esse enorme feito para Portugal, O Condestável mandou construir no local onde tinha aparecido a camponesa, uma capela que iria ter o nome de Capela de S.Jorge. 

Nos dias de hoje, ainda se encontra lá uma bilha para quem passe lá e se encontre cansado, poder beber. Também desde esse dia, o padroeiro do exército português passou a ser S.Jorge.   

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s