Lenda dos Sete Ais

sete-ais-lenda-4O Conselho de Sintra tem aquele nome , devido a uma lenda muito estranha, que remonta o ano de 1147, altura em que D.Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros. D. Mendes de Paiva foi destacado para ocupar o Castelo de Sintra, um dia surpreendeu a princesa moura Anasir que estava a fugir com a sua aia Zuleima. A jovem que tinha ficado assustada, soltou um “Ai” e quando ele lhe disse que não a deixava ir embora, ela voltou a soltar outro “Ai” .

 Ela pediu lhe para ele não voltar a soltar mais nenhum “Ai” . Mas ao ver no fundo do horizonte o exército Cristão, voltou a soltar mais uma vez um outro “Ai”, e então D. Mendes de Paiva decidiu esconder a princesa e a respectiva aia numa das suas casas que ele tinha na região.

Ele queria levá-la no seu cavalo e ameaçou separá-la da sua aia, foi nesse preciso momento que a princesa voltou a soltar um quarto “Ai”. Instalou a princesa na casa e algum tempo mais tarde, a princesa Anasir acabou por se apaixonar por D. Mendes de Paiva. Até que um dia a casa foi rodeada de Mouros. Ela pensou que seria o seu antigo noivo, Aben-Aben, que apesar de na fuga lá ter deixado a sua noiva, teria agora voltado para a castigar pela sua traição.

Foi nesta altura que Zuleima conta a D. Mendes de Paiva que uma feiticeira lhe tinha confessado que a princesa Anasir morreria quando prenunciasse o sétimo “Ai”. Ela achava estranho o facto da aia se preocupar muito com os seus ais. Então um dia ela disse o seu quinto ai e logo de seguida disse o sexto”Ai”, deixando a aia um pouco desesperada, mas mesmo assim não lhe revelando o segredo. D. Mendes de Paiva partiu para uma batalha. Passaram 7 dias e durante esse tempo, foi nessa altura que Aben-Aben surpreendeu a princesa Anasir, e nessa mesma altura ela soltou o seu sétimo e último “Ai”á medida que o punhal de Aben-Aben a ia ferindo no peito.

Desde esse dia, D. Mendes de Paiva passou a ser o maior caçador de Mouros de sempre…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s