Taj Mahal

728px-taj_mahal_in_march_2004

O Taj Mahal é um mausoléu que se situa em Agra, numa das mais conhecidas cidades da Índia. Recentemente foi nomeado como sendo uma das 7  maravilhas do Mundo.


A SUA ORIGEM


Começou a ser construída em 1630, e para isso foram levados para lá 22 mil homens para trabalharem noite e dia  para que em 1652  ela estivesse completamente acabada.O seu nome deriva de uma bela história de amor, uma das mais bonitas que o mundo já presenciou…

O nome do palácio é Mumtaz Mahal, que significa ” A  jóia do palácio” . Ela morreu ao dar á luz o seu 14º filho, sendo que o imperador Shan Jahan mandou construir sobre o seu tumulo o palácio.


A SUA CONSTITUIÇÃO


Em grande parte do Taj Mahal , existem transcrições do corão em várias partes. A sua cúpula é feita de fios de ouro tal como lápis – lazúli. Todo o edíficio é flanquedo por 2 mesquitas e é cercado por 4 minaretes.


A SUA HISTÓRIA


O Imperador Shah Jahan foi um mecenas, teve quase sempre recursos ilimitados. Sob a sua tutela, construíram -se os palácios e os Jardins de Shalimar que se situam em Lahore.  Mumtaz Mahal deu á luz 14 filhos, mas quando estava  ter o seu 14º filho, morreu durante o parto.  Quase como que  logo de seguida,  ele mandou construir o Taj Mahal como que uma prova do seu amor por ela.



Shah Jahan adoeceu gravemente quando o Taj Mahal estava perto de ser acabado, e  o seu filho Shah Shuja sucedeu lhe e tornou-se imperador de Bengala. Até que houve uma altura em que ele caíu no leito da vida, e então, Aurangzeb permitiu que ele pudesse viver os seus últimos tempos de vida no Forte de Agra.


Dali ele via o Taj Mahal todos os dias olhava para lá para relembrar o seu eterno amor.

Em 1966, Shah Jahan morreu e depois de isto, Aurangzeb sepultou-o junto ao mausoléo, junto á sua esposa, ao seu eterno amor. Estavamos nos finais do séc. XIX, o Taj Mahal encontrava -se em deterioração , devido ao facto de durante anos ter havido falta de manutenção.


Durante anos foi sendo destruído pouco a poucos pequenos pormenores do palácio, nomeadamente,  soldados britânicos em 1857 , arrancaram as pedras que estavam embutidas nas paredes , etc. No ano de  1980, Lord Curzon mandou restaurar o Taj Mahal, onde também decidiu incluir o candelabro da câmara interior. Também os jardins sofreran grandes remodelações, ficando um pouco ao estilo dos jardins ingleses. Em 1933, a UNESCO nomeou o Tah Mahal como sendo Património Mundial da UNESCO. Nos dias que correm é  um destinos turísicos mais conhecidos de sempre.


DESENHO ESTRUTURA


Estes são os elementos principais que constituem o Taj Mahal. Vamos então analisar a seguinte imagem:

cform_taj_mahal 1- Finial

2- Decorações de Lótus

3- Amrud

4- Tambor

5- Guldasta

6- Chattri

7- Cenefas

8- Caligrafia

9- Arcadas ou Portais

10- Dados

OS JARDINS Á VOLTA DO  TAJ MAHAL

dernier_rouleau_007Os jardins á sua volta têm um chahar bagh , que tem o comprimento de 320 x 300 metros. À sua existem canteiros de flores, caminhos mais elevados, cursos de água e inúmeros pilares.  Cada uma das secções do Jardim é formada por 16 canteiros de flores, e com um tanque central feito de mármore.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s